Idosos voltam para casa sem vacina em dia de confusão em Embu das Artes

COMPARTILHE

“Paciência né, a gente volta amanhã”, dizia uma senhora de 73 anos na porta do centro de vacinação em Embu das Artes na tarde desta sexta-feira, 19.

O motivo? Uma desinteligência e confusão entre cadastros obrigatórios para idosos tomarem a primeira dose da vacina contra o COVID-19.

📲 Está gostando? Então compartilhe!

Clique e envie para os amigos no WhatsApp

COMPARTILHAR

O governo do estado divulgou na grande mídia um vídeo dizendo que precisaria fazer o cadastro através de um site (vacinaja.sp.gov.br), e a prefeitura de Embu das Artes divulgou outro cadastro no site e redes sociais da cidade (portalcadcovid).

Em publicação divulgada nas redes sociais da prefeitura de Embu das Artes na data de quinta-feira, 18, inicialmente o cadastro era “obrigatório”:

Porém não há em nenhuma publicação do Governo do Estado dizendo que esse pré-cadastro é “obrigatório”, como informou a prefeitura de Embu. Pelo contrário, a informação oficial é que o pré-cadastro apenas “agiliza” a fila.

Os moradores reclamaram muito de desencontro de informações nas redes sociais:

Cadastro de Embu não funciona

Após um número alto de reclamações, uma fonte do site Embu News ligada a prefeitura informou que o prefeito Ney Santos recebeu mais de 200 mensagens de que não estavam conseguindo fazer o cadastro:

O cadastro municipal não funcionou, e muita gente mandou mensagem para o prefeito reclamando de que não estavam conseguindo realizar o cadastro.

No início dessa sexta, após inúmeras reclamações, o cadastro do governo do estado já não era mais obrigatório e o cadastro da prefeitura não existia mais. No lugar, criaram uma central de WhatsApp.

E quando alguém tentava fazer o agendamento via site, aparecia um texto:

“Estamos atendendo via whatsapp por mensagens de texto: 119447811175”.

Mesmo assim, ainda havia muita reclamação nas redes:

Ainda sobre o WhatsApp, outra fonte do site Embu News afirmou que divulgaram o número por ordem do prefeito e só depois montaram a operação da central. “Existem mais de 30 pessoas aglomeradas na secretaria de comunicação para responder WhatsApp. Tem Fábrica de Empregos, Frente de Trabalho, agente de saúde”.

Idosos voltam para casa sem vacina

O resultado dessa desinformação foram inúmeros idosos que diziam que o cadastro foi realizado mas o seu nome não constava na lista que os agentes municipais de saúde tinham em suas mãos.

Outros idosos iam até o Parque Rizzo sem realizar o cadastro e os agentes pediam para voltar para casa e enviar um WhatsApp para a central.

No tempo que estivemos em frente ao Parque Rizzo, não havia nenhum vereador, secretário municipal ou o próprio prefeito para auxiliar a população.

Problemas técnicos

Um especialista em tecnologia respondeu ao Embu News o motivo do desencontro de informações:

“O formulário foi feito pensando em computador, mas as pessoas estavam acessando via celular, e o tamanho dos botões e campos estava fazendo com que as pessoas não conseguissem preencher”, respondeu.

A central de WhatsApp poderia ser uma solução, mas precisaria aceitar mensagens de áudio e também ser mais rápida. “Tem gente que realmente tem dificuldade com mensagens escritas, é preciso agregar as funcionalidades da tecnologia para o bem. O prefeito com certeza envia áudio para os moradores, secretários e amigos, porque os moradores não podem enviar para a prefeitura?”.

E ainda mostra que a central ainda apresenta falhas: “Poderia usar o botão de agendamento no site, que já está divulgado, enviando uma mensagem direta para o WhatsApp. Qualquer empreendedor cria link que envia mensagem automática para o WhatsApp. Mas ao invés disso, criaram uma página com o número do WhatsApp escrito. Isso sim seria um pré-cadastro”.

E o motivo seria estritamente técnico? “Não há um secretário de comunicação e tecnologia da área de tecnologia, são cargos políticos. O secretário adjunto também. Nenhum dos dois tem capacidade e conhecimento técnico para liderar uma equipe que faça um cadastro em massa como esse”. E completou: “de qualquer forma, é inadmissível que alguém tenha que voltar para casa sem vacina, sendo que a vacina existe e está reservada para a pessoa por conta de um erro técnico de uma área da prefeitura. Já temos poucas vacinas, se tiver que depender de um setor de tecnologia cadastrar as pessoas, as poucas vacinas pareces menos ainda”.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Facebook
WhatsApp
  • >