Funcionárias denunciam perseguição, assédio moral e falsidade ideológica na saúde em Embu das Artes

Funcionárias da área da saúde em Embu das Artes denunciam assédio moral, perseguição e falsidade ideológica em UBS. Mensagens de WhatsApp mostram abuso de poder

COMPARTILHE

‘Vc se comportou? Ficou calada sem falar besteira?’

Exclusivo Embu News mostra assédio moral, perseguição e falsidade ideológica em UBS do Vista Alegre

Duas funcionárias da Unidade Básica de Saúde do bairro Vista Alegre denunciam ao Embu News abuso de poder pela gerente da unidade, Edma Souza, incluindo assédio moral e até preenchimento de receitas pré-assinadas por um dos médicos da unidade, Dr. Eudes Alves Freire.

Patrícia, assistente administrativa, 13 anos como servidora pública, e Luciene, técnica em enfermagem, 5 anos como servidora pública, sofriam assédio via WhatsApp, conversas de corredor e até mesmo pressão para ficarem caladas em reuniões.

Em um dos casos, a gerente da unidade, Edma Souza, envia para Patrícia uma mensagem enquanto a assistente administrativa participava de uma reunião para ajuste de performance das unidades administrativas dizendo “vc se comportou?”.


EDMA – 14:45 Patrícia
EDMA – 14:47 Você falou alguma coisa
EDMA – 14:47 ?
EDMA – 14:59 Vc se comportou?
EDMA – 15:00 Ficou calada sem falar besteira?
EDMA – 15:00 Meu telefone está tocando


Alguns funcionários de menor escalão participam de reuniões sazonais entre todas as unidades para ajustar pontos que eventualmente estão com baixa performance e reclamações nas unidades de saúde da cidade. No dia 10 de outubro, a reunião acontecia no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, quando a gerente da unidade pediu para Patrícia ficar calada.

Receitas adulteradas e falsidade ideológica

Em outros casos, a gerente preenchia receitas pré-assinadas em nome de um dos clínicos gerais da unidade, Dr. Eudes Alves Freire. As receitas vinham em branco, com carimbo e assinatura de Dr. Eudes, e eram preenchidas por Edma Souza.

Receita em branco, apenas com assinatura do clínico geral da unidade em Embu das Artes

Assédio moral

Luciene, técnica em enfermagem, conta que sofria assédio moral nos corredores e dependências da UBS. Em um dos casos, a servidora conta que uma paciente com problemas pessoais estava desconsolada em uma das salas da unidade, e a técnica em enfermagem fechou a porta, por privacidade e para dar um atendimento mais humanizado a paciente.

A gerente, incomodada com a conduta de Luciene, abriu a porta e disse “Luciene, vou deixar a porta aberta pois preciso falar com você”. Luciene conta que após finalizar o atendimento, a gerente não estava mais a sua espera. A técnica em enfermagem conta que relatou o ocorrido para as suas enfermeiras superiores. “Em nenhum momento eu infringi as regras ou não respeitei a hierarquia de meu trabalho”.

Unidade com dono

Conversas via WhatsApp também mostram que o pré-candidato a vereador Lúcio Costa, conhecido como “Lucinho do Santa Rita”, tinha poderes de organizar e dar prioridade a atendimento na unidade do Vista Alegre, com ou sem a presença da gerente da unidade, Edma Souza


GRUPO ADM SENSACIONAL
EDMA – 22:22 Oi amores
EDMA – 22:22 Calma. Estou cuidando do meu tio aqui na Bahia, mas se Deus quiser ela vai melhorar. Já já estou de volta. Saudades também.
EDMA – 22:59 Meninas. Se tiverem dificuldades, falem com o Lucinho vereador para ajudar vcs!


Luciene ainda conta que Lucinho visita “quase que diariamente” a unidade básica de saúde, conversando com munícipes nos corredores e mudando a ordem de prioridade das fichas de atendimento.

Em apuração do site Embu News, outras fontes disseram que Lucinho e Edma Souza atuam na UBS Vista Alegre sem atitude republicana. Após um desentendimento interno, Edma diz que “este lugar é um inferno”.

EDMA – 09:56 Paty. Só fico ainda aí no Vista pq vcs precisam terminar a facu de vcs.
EDMA – 09:56 Pq este lugar é um inferno

Ministério público

As funcionárias entraram com uma representação no Ministério Público contra Edma Souza, protocolada na última quinta-feira (19), acusando assédio moral, perseguição e falsidade ideológica.

No documento, as servidoras anexaram prints e conversas referentes as denúncias de assédio e perseguição contidas nesta matéria.

Outro lado

O site Embu News entrou em contato com o secretário de saúde, Raul Bueno, mas este preferiu não responder, pedindo para que o site entrasse em contato via outra secretaria.

Após perguntar “mas o senhor não pode responder?”, Raul disse “posso sim, e estou a disposição, mas acho pertinente ser dado entrada pela [secretaria de] comunicação, para que possam, inclusive, expandir as respostas”.

ATUALIZAÇÃO – Ao ser postado em um grupo temático sobre a saúde da cidade de Embu das Artes, a secretária adjunta Maria Serrano respondeu: “Estamos apurando. Existe uma sindicância aberta”.


19 de dezembro de 2019
João Caetano da Paixão
Com reportagem de Gabriel Binho

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Facebook
WhatsApp
>