Saúde realiza o “Dia D Municipal de Combate à Dengue” amanhã, 1/3

COMPARTILHE

Amanhã, 1/3, acontece o “Dia D Municipal de Combate à Dengue”, devido aos índices altíssimos de casos em todo o país. Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para atender também à população com sintomas de dengue. No Jd. Sílvia, às 11h30, haverá o “fumacê”, técnica que consiste em borrifar uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de inseticida para eliminar mosquitos adultos presentes na região. A ação será completada com a entrega de panfletos e orientação à população.

Para nebulização é importante deixar as portas e janelas fechadas, além de permanecer dentro de casa para evitar intoxicação. Vale lembrar que a medida elimina apenas os mosquitos adultos, não excluindo a necessidade de eliminação dos criadouros.

Números no país

Segundo o Ministério da Saúde, desde o início de 2024 foram notificados mais de 900 mil casos suspeitos de dengue no país, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com 207 óbitos confirmados e 674 em investigação. Atualmente, 17 unidades da federação estão com incidência da doença  em níveis acima do esperado histórico. Dessas, 15 estão com tendência crescente e espera-se que isso persista pelo menos até o final de março, em boa parte do país.

A doença

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.

Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno. No entanto, após o período febril deve-se ficar atento. Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo. Esses sinais indicam o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragias, sendo assim caracterizados:

dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua; vômitos persistentes;acúmulo de líquidos em cavidades;hipotensão postural e/ou lipotimia (sensação de desmaio);letargia e/ou irritabilidade;aumento do tamanho do fígado;sangramento de mucosa; eaumento progressivo do hematócrito.

Passada a fase crítica da dengue, o paciente entra na fase de recuperação. No entanto, a doença pode progredir para formas graves que estão associadas ao extravasamento grave de plasma, hemorragias severas ou comprometimento de grave de órgãos, que podem evoluir para o óbito do indivíduo. 

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém indivíduos com condições preexistentes com as mulheres grávidas, lactentes, crianças (até 2 anos) e pessoas  maiores de 65 anos têm maiores riscos de desenvolver complicações pela doença.

Prevenção

Além das ações realizadas pelos agentes de saúde, a população deve fazer a sua parte:

uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos;vedação dos reservatórios e caixas de água;desobstrução de calhas, lajes e ralos;permitir a ação do Centro de Controle de Zoonoses dentro dos quintais na busca ativa.

The post Saúde realiza o “Dia D Municipal de Combate à Dengue” amanhã, 1/3 first appeared on Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Facebook
WhatsApp
>