Vereadores de Embu das Artes visitam Câmara de São Paulo para fortalecer parcerias e trocar experiências legislativas

Parlamentares embuenses destacam importância do diálogo com a maior Câmara Municipal da América Latina e discutem implantação de projetos inovadores na cidade

COMPARTILHE

Na última quinta-feira (3), uma comitiva de vereadores de Embu das Artes (SP) esteve na Câmara Municipal de São Paulo para uma visita institucional com foco no fortalecimento das relações entre os dois Legislativos. Os parlamentares foram recepcionados pelo presidente da Casa paulistana, vereador Ricardo Teixeira (União Brasil), em um encontro que simboliza uma nova fase de cooperação entre as cidades da Grande São Paulo.


Vereadores de Embu das Artes são recebidos pelo presidente da Câmara de SP, Ricardo Teixeira | imagens: Rede Câmara SP]

Representando Embu das Artes estavam o presidente da Câmara Municipal, Abel Arantes (Solidariedade), e os vereadores Bobileu Castilho (MDB) e Gideon Santos Júnior (PV). Durante a visita, os parlamentares conheceram as instalações, os projetos em andamento e os bastidores da maior câmara legislativa da América Latina.

“Viemos buscar aqui conhecimento para honrar não só os nossos eleitores, mas toda a cidade de Embu das Artes. Hoje passamos de 200 mil habitantes, e temos que procurar exemplos firmes, fortes e bem estruturados para nossa cidade”, afirmou o presidente Abel Arantes.

Projetos inspiradores: “Câmara na Rua” e aproximação com a população

Um dos destaques do encontro foi a apresentação do projeto “Câmara na Rua”, uma ação da Câmara de São Paulo que leva o Legislativo diretamente às periferias da capital. A iniciativa despertou o interesse imediato dos parlamentares embuenses, que veem na proposta uma oportunidade de aproximar o cidadão do poder público.

“Estive recentemente também em Diadema falando sobre esse projeto. A população precisa estar perto do seu vereador. Ele tem que conhecer o bairro, o eleitor. E vice-versa. Está dando certo aqui em São Paulo, e as câmaras vizinhas querem replicar”, explicou Ricardo Teixeira, anfitrião da reunião.

O modelo, que visa descentralizar os trabalhos legislativos, foi tratado como referência para um possível convênio entre as duas Casas Legislativas.

“Falamos até da assinatura de um convênio entre as câmaras, para uma mútua ajuda entre nós vereadores, os 21 de Embu com os 55 de São Paulo. Isso enriquece o parlamento brasileiro”, acrescentou Teixeira.

Screenshot

Reconhecimento e aprendizado com trocas institucionais

Durante o encontro, os vereadores de Embu foram homenageados com medalhas do Parlamento Paulistano, como gesto de boas-vindas e reconhecimento institucional. A comitiva destacou a relevância dessa troca, principalmente diante dos desafios administrativos vividos recentemente por Embu das Artes.


Abel Arantes e vereadores de Embu recebem medalhas do Parlamento Paulistano durante visita à Câmara de SP | Foto: reprodução Rede Câmara SP

“Passamos por momentos difíceis de gestão, mas tenho certeza que, juntos, o grupo dos 11 vereadores vai vencer essa guerra em prol da população. Não é uma guerra política. É sobre viabilidade pública”, declarou Abel Arantes.

Screenshot

Para Bobilel Castilho, a visita também serviu como ferramenta de integração metropolitana.

“Estar com o presidente da Câmara de SP, que tem seis mandatos, é um privilégio. Embu faz divisa com quatro municípios, inclusive São Paulo. Essa aproximação nos permite discutir melhorias para todos”, pontuou.

Parceria estratégica e fortalecimento institucional

O encontro é mais um passo na construção de uma rede de colaboração entre as câmaras municipais da região metropolitana. Além de fortalecer institucionalmente Embu das Artes, a ação reforça o papel do Legislativo como protagonista de transformações sociais em escala local e regional.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *