Quando a Feira de Embu das Artes vai voltar?

COMPARTILHE

A Feira de Arte e Artesanato de Embu das Artes está suspensa desde o início da pandemia. Em discurso, o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, anunciou que por medidas de precaução a Feira pararia de funcionar por tempo indeterminado.

Porém, meses depois, o comércio voltou, o trabalho voltou, os turistas voltaram, mas a Feira ainda não voltou.

Na última semana, vários desdobramentos aconteceram, incluindo reuniões com o secretário de governo, Jones Donizette, manifestações ao ar livre e pedidos de reconsideração.

Manifestação ao ar livre

No último domingo, 09, alguns expositores fizeram uma manifestação na Praça da Artes com faixas pedindo “nos deixe trabalhar”.

Segundo informações recebidas pelo site Embu News, a idéia inicial era de fazer uma carreata também, mas ao vazar a informação, a secretaria de mobilidade fechou as ruas em torno da praça, em mensagem circulada no WhatsApp:

RETOMADA DO BLOQUEIO VIÁRIO NA REGIÃO CENTRAL

A partir de 9/8 domingo, será retomada o fechamento da região central para circulação de turistas e municipes que visitam a tradicional feira de artes, as ruas do entorno da Praça das Artes no Centro ficarão fechadas para a circulação de veículos.

O bloqueio ocorrerá entre às 9 e as 18h, todos os domingos.

As ruas Andronico dos Prazeres Gonçalves e Belo Horizonte não darão acesso á rua Domingos de Paschoal, impedindo o acesso também às ruas da Matriz e Nsa. Sra. do Rosário.

É a Prefeitura de Embu das Artes trabalhando e fazendo mais por você!!!
semobinforma
kalsecretariomobilidade

Após o fechamento das ruas, os expositores mantiveram a manifestação e trouxeram faixas:

Reunião com Secretário de Governo

Alguns expositores fizeram reunião com o Secretário de Governo, Jones Donizette.

Segundo informações, na reunião Jones Donizette informou que a responsabilidade não era do governo municipal, mas sim estadual. Que a proibição seria federal.

Em grupo, alguns expositores receberam a informação que precisaria do preenchimento de um formulário de responsabilidade, e enquanto 100% dos expositores não preenchessem, não teria como dar início ao protocolo de re-abertura.

Com isso, os expositores se manifestaram, mas não contra a prefeitura, mas sim contra João Doria, governador de São Paulo.

Proibição de exposição de artesanato nos comércios

Mesmo aparentemente a favor dos expositores, a prefeitura proibiu os comerciantes de acolherem artesãos em seus comércios.

Boa tarde a todos

Conforme reunião realizada no dia 03.08 com comissão de expositores , conselho gestor, secretária de governo, secretaria de Turismo e assuntos jurídicos , ficou acertado que não será permitido que nenhum expositor poderá expor seus produtos/ Artes em nenhum estabelecimento comercial ou nenhum outro espaço, até que as secretaria envolvidas avaliem as propostas apresentadas.

Continuaremos intercedendo ao governo do estado para a liberação da Feira.

Segunda feira dia 10.08 , será criada comissão, que procurara a intervenção junto ao Estado , solicitando o RETORNO DA FEIRA.

Av. Paulista

A feira aberta que acontece na Av. Paulista aos finais de semana voltou. Segundo informações, os expositores da principal avenida do Brasil mudarem seus registros para ambulantes, ao invés de expositores ou artesãos.

Segundo um expositor ouvido, a intenção de manter a Feira fechada é para dar mais espaço para os bares da região. “Com a feira aberta, não há espaço para mesas e cadeiras, ainda mais se os bares precisarem respeitar a distância mínima”.

Nova manifestação

Os expositores marcaram nova manifestação para o próximo domingo

Atenção
Grande manifestação domingo dia 16/08
Em frente o coreto do Embu as 14 HS
Lutamos p o retorno da feira de arte do Embu sem arte!!!!
Venham nos apoiar! E nós ajudar nessa luta a favor dos artesãos!!!!

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Facebook
WhatsApp
>