Prefeitura promete fogos silenciosos e não cumpre; moradores reclamam

Prefeitura promete fogos silenciosos, mas não cumpre. Moradores relatam que foi o maior volume de explosões e fogos dos últimos anos.

COMPARTILHE

Na virada do ano, a prefeitura de Embu das Artes, através do prefeito Ney Santos, prometeu um show de fogos silenciosos – uma reivindicação antiga dos moradores, mas a queima de fogos foi barulhenta e incomodou os vizinhos, cachorros, crianças autistas e idosos.

Durante toda a noite, a Praça das Artes esteve lotada, e a meia noite houve uma grande queima de fogos, porém mesmo com a promessa de apenas serem fogos com efeitos visuais, o que se viu e ouviu foi uma poluição sonora, com muito barulho e explosões.

A promessa dos fogos silenciosos

No dia 27 de dezembro, a protetora de animais Mara Cruz do instituto Eu Sou O Bicho publicou em seu Facebook que os fogos no réveillon seriam silenciosos, uma conquista dos protetores de animais e moradores.

Após a divulgação da notícia, o Ivan Embu Tuber entrou em contato com o prefeito, e divulgou em áudio o que Ney Santos respondeu:

Ouça o original clicando no link

Prefeito Ney Santos: Ivan, eu entendo a sua situação. Primeiro que os fogos que vai soltar aí são fogos de doações e estão sendo adquiridos através de rateio dos comerciantes. […] São mais aqueles fogos de decoração, não vai ter tanto barulho. […] Mas fica tranquilo que a gente vai pegar bem leve, até porque a gente respeita os idosos e respeita os dogs.

Prestador de serviço: O irmão, boa tarde. Esses rojão barulhento não vai ter mais não. Em evento assim não vai ter mais não. Só fogos mais visual, show pirotécnico. Esses fogos barulhentos que causam transtorno em animais, idosos e crianças autistas não vai ter mais não.

Os fogos não foram silenciosos

Na virada do ano os fogos não foram silenciosos. Recebemos diversos vídeos mostrando queima de fogos com muito barulho, desrespeitando a promessa feita para os protetores de animais e moradores.

Clique para ver a queima de fogos:

Alguns moradores relataram que os fogos incomodaram, outros que apesar de um espetáculo muito bonito, houve muito barulho.

Uma moradora disse que foi até a praça com sua bebê pois disseram que era silencioso, mas que não houve fogos silenciosos.

Acusação de que os fogos foram soltados pela oposição

Ao ser questionada sobre a promessa que o prefeito fez, a protetora Mara Cruz disse que achava muito estranho, pois “soltaram muitas bombas na praça”, e que “os fogos foram silenciosos sim”, pois “tem gente que quer ver o circo pegar fogo”.

Há hoje na cidade quatro vereadores de oposição e que não fazem parte da base do governo. André Maestri (PTB), Dra. Bete (PTB), Edvânio Mendes (PT) e Rosângela Santos (PT).

Entramos em contato com os quatro vereadores de oposição para saber se há algum fundamento na acusação de que os fogos não-silenciosos foram soltados pela oposição.


André Maestri

Como oposição, prefiro continuar lutando pela cidade contra esse governo. Lamento que mais uma vez eles não tenham honrado o compromisso que firmaram com a sociedade embuense.


Dra. Bete

Olha, com sinceridade, eu estou viajando. Estou por fora desse assunto, não tenho acompanhado, volto as atividades a partir do dia 06/01


Rosângela Santos

“É uma luta nossa que a queima de fogos seja silenciosa, pois precisamos rever nossos costumes para melhorar a qualidade vida de pessoas com necessidades especiais e também dos animais que ficam totalmente enlouquecidos com o barulho. O prefeito e sua gestão que não consegue cumprir com uma simples promessa, simplesmente culpa a oposição, mostra sua ineficiência mais uma vez.”


Prefeitura deve multar a empresa responsável pelos fogos?

No revéillon na Av. Paulista, em São Paulo, também houve quebra de promessa ao soltaram fogos de efeito visual, sem barulho.

A prefeitura se manifestou, e disse que irá multar a empresa responsável pelos fogos.

“Embora tenha sido usada uma tecnologia que minimiza os efeitos sonoros, eles ainda foram maiores do que o acordado com a empresa”, informou a prefeitura de São Paulo, em nota.

Se houver a mesma atitude em Embu das Artes, noticiaremos no site Embu News.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Facebook
WhatsApp
>