Padre faz campanha política coagindo funcionárias de creches conveniadas em Embu das Artes

COMPARTILHE

Um padre conhecido na região de Embu das Artes, padre Manfredo, da Paróquia São Vicente de Paula e São Tiago Apóstolo se tornou um dos principais cabos eleitorais no bairro Jardim Vazame. O site Embu News recebeu uma denúncia que as funcionárias das creches administradas pelo padre foram coagidas para apoiar o seu irmão, que recebeu o nome de campanha, Olavo do Padre na chapa Ney Santos – Hugo Prado. A igreja católica orienta sabedoria quanto a política x religião.

Nas eleições de 2016, o padre já realizava tais atos de campanha eleitoral, o que foi vetado pela Diocese de Campo Limpo, que emitiu uma nota de esclarecimento diante de informações recebidas pela coordenação diocesana, de que alguns sacerdotes deram apoio e até engajado na campanha eleitoral. O bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes, foi enfático, “A Diocese de Campo Limpo declara que nenhum clérigo sob sua jurisdição recebeu autorização para engajar-se na campanha política de qualquer candidato…”.

Recentemente diante de uma polêmica envolvendo, o presidente Jair Bolsonaro e a Igreja Católica, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esclareceu, “a Igreja Católica não faz barganhas. Ela estabelece relações institucionais com agentes públicos e os poderes constituídos pautada pelos valores do Evangelho e nos valores democráticos, republicanos, éticos e morais”, diz o texto.

Em Embu das Artes, padre faz campanha usando a religião

Nas eleições municipais de 2020, o cenário é ainda mais preocupante em Embu das Artes. As denúncias são de que as funcionárias das creches Escola Municipal Professor Florestan Fernandes, no Jardim Valo Verde e Escola Municipal Solange da Silva Vieira, no Jardim Santa Emília foram coagidas para apoiar o candidato do padre. Algumas foram contrárias e foram demitidas.

Com o slogan #amareservir de movimentos sociais inseridos na Igreja Católica, as redes sociais de pessoas ligadas ao Padre Manfredo são lotadas de campanha eleitoral. Não é difícil encontrar o sacerdote em caminhadas com cunho eleitoral ao lado de Ney Santos e Hugo Prado. No domingo, dia 27/9, foi fotografado com os candidatos na saída da missa dominical, além disso, constantemente o padre é fotografado ou filmado pedindo apoio ao projeto político.

Outras denúncias foram feitas à respeito do Padre Manfredo, no entanto, diante da gravidade serão investigadas e apuradas para em breve serem divulgadas.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Facebook
WhatsApp
  • Não sou apoiador de nenhum candidato, mas conheço o padre Manfredo e isso não faz parte de seu perfil,
    Sim ele pode ter escolhido um lado político e buscar apoio a sua escolha, mas coagindo alguém é pouco provável.
    Obs. O Padre Manfreto tem que apoiar e buscar apoio, o governo Ney Santos o colocou a frente de escola e creches na região, ele com o que vem administrando faz um bom trabalho, mas creio que em outra gestão podemos melhorar muito mais, Geraldo Cruz 12 Edvanio Mendes é uma boa ideia e exemplo de governo

  • >