Entenda os processos do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos

Conheça detalhes da operação em que Ney Santos foi afastado e saiba mais sobre a história criminal do prefeito ligado ao crime organizado.

COMPARTILHE

O prefeito de Embu das Artes coleciona processos civis, criminais, eleitorais e administrativos desde que apareceu na política. Com fama de ser associado ao crime organizado, Ney Santos teve nesta última quinta feira mais uma derrota na justiça: foi afastado de seu cargo por conta de um novo processo envolvendo lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio, protegido por segredo de justiça.

Em nota divulgada pela Rede Globo no jornal SP1, a Justiça decretou o afastamento imediato do prefeito. A ordem, solicitada pela Polícia Federal, corresponde a um indiciamento de Ney por crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio entre os anos de 2014 e 2017.

Ainda não há mais detalhes sobre o processo que pediu afastamento de Ney Santos, como também não há nota oficial da Prefeitura de Embu das Artes e nem da assessoria de Ney Santos.

Com quem fica o cargo de prefeito?

Como o processo envolve Ney Santos, e não a chapa Ney Santos – Dr. Peter, quem assume a prefeitura é o vice prefeito, o médico Peter Motta Calderoni.

Até o presente momento, não há qualquer indício de envolvimento do vice prefeito Dr. Peter no atual processo.

A Polícia Federal tem o direito de pedir afastamento do prefeito?

Sim. Além de investigar e indiciar, a Polícia Federal tem o poder de fazer cumprir a lei. Mais especificamente, neste caso, a lei 9613/98 diz que o servidor público será afastado quando houver o indiciamento de crime de lavagem de dinheiro.

Art. 17-D.  Em caso de indiciamento de servidor público, este será afastado, sem prejuízo de remuneração e demais direitos previstos em lei, até que o juiz competente autorize, em decisão fundamentada, o seu retorno

Ney Santos já foi preso?

Sim. Claudinei Alves dos Santos, conhecido na política como Ney Santos, foi envolvido com o crime organizado e preso aos 23 anos.

Com 17 anos de idade, em 1997, Ney Santos foi detido por roubar o carro de um Policial Militar do 16° batalhão. Com mais outras 2 pessoas, todos foram detidos e levados até a delegacia. A mãe de Ney Santos, junto de um advogado na época garantiram a liberação de Ney.

Em 1999, aos 19 anos de idade, Ney foi condenado por receptação e formação de quadrilha. Réu primário, não foi preso e continuou em liberdade.

Quatro anos depois, em 2003, com 23 anos, Ney Santos foi preso em flagrante por assalto a um veículo de uma transportadora de valores. Portando uma metralhadora 9mm, foi preso, condenado em primeira instância, mas liberado em segunda instância.

Ficou preso durante os anos de 2003 e 2004, quando enriqueceu o seu patrimônio, consolidou sua ligação com o crime organizado e vislumbrou a possibilidade de se candidatar a cargos públicos.

“Constituiu fortuna de forma relâmpago, enveredando-se para a área política e candidatando-se para cargos públicos”

Ministério Público em referência a Ney Santos durante sua passagem pela prisão

Em 2010 se candidatou a Deputado Federal pelo PSC. Com declaração de patrimônio de mais de 50 milhões de reais, foi preso em uma nova investigação, por lavagem de dinheiro, estelionato, adulteração de combustível, sonegação fiscal e formação de quadrilha.

Responde em liberdade, até o capítulo da decretação da prisão preventiva em 2016, quando não pode assumir o cargo de prefeito após a vitória nas urnas. Ficou foragido por 40 dias e assumiu após uma liminar obtida no STF por Marco Aurélio Mello. O processo ainda se arrasta na justiça.

Ney Santos está inelegível?

Sim. Além de todos os processos civis e criminais, Ney Santos também teve contas rejeitadas enquanto Presidente da Câmara, período antes de ser prefeito da cidade.

Com a rejeição das contas, recorreu e não obteve sucesso.

Além disso, há um pedido de cassação protocolado no Ministério Público por João Caetano da Paixão, por conta de desvio de 12 milhões de reais da educação, na operação Prato Feito.

Ney Santos vai ser preso novamente?

Segundo fontes, a delegacia de Embu das Artes já está de prontidão para cumprir mandato de prisão de Claudinei Alves dos Santos.

Atualizaremos quando houver novas informações.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Facebook
WhatsApp
  • >