Defesa Civil alertou há 3 meses atrás sobre riscos de deslizamento no Jardim do Colégio

Documento intitulado "Mapeamento de movimentos de massa e inundações do município de Embu das Artes" indicava risco de desabamento desde 25 de setembro de 2020.

COMPARTILHE

Em 25 de setembro de 2020, exatos 3 meses atrás, a Defesa Civil do Estado de São Paulo disponibilizou um relatório técnico com 83 páginas identificando locais com risco de inundações e deslizamento. Chamado “Mapeamento de movimentos de massa e inundações do município de Embu das Artes“, o documento foi enviado digitalmente para a prefeitura de Embu das Artes.

Na página 50 do documento, na seção chamada “síntese das recomendações”, há uma recomendação específica para o Jardim do Colégio, local onde uma família com 5 pessoas sofreram com a tragédia que acometeu a cidade de Embu das Artes na terça-feira.

Diz o documento:

No médio curso dos afluentes do córrego Pirajussara nos bairros Jardim Castilho, Jardim Colégio e Jardim Vazame ocorrem inundações lentas de risco baixo a alto, destacando-se a maior severidade do processo no Jardim Colégio”

Mapeamento de movimentos de massa e inundações do município de Embu das Artes

O documento, disponível no site do SIDEC, pode ser encontrado clicando aqui.

Outros documentos, como mapas e sínteses e recomendações, podem ser encontrados neste link da Defesa Civil

Em matéria publicada na Globo e no site G1, a Defesa Civil também endossou que já tinha avisado a prefeitura de Embu das Artes dos riscos de deslizamento e movimentação de terra.

Em nota, a Prefeitura de Embu das Artes declarou que recebeu o relatório apenas no dia 9 de dezembro, mesmo com a data do documento apontar que o relatório foi disponibilizado no dia 25 de setembro.

Defesa civil atuará a disposição da população

A prefeitura, com apoio da GCM, SAMU e Defesa Civil, criou uma central estratégica de combate as enchentes.

Em nota, a prefeitura divulgou:

A Prefeitura de Embu das Artes criou a Central Estratégica de Combate às Chuvas que estará de plantão à disposição da população embuense.

Aproximadamente 100 pessoas foram atendidas pelos serviços de acolhimento e de saúde. A base está no endereço: Escola Municipal Elza Marreiro Medina Rua Bolívia, 200, Jd. dos MoraesDois CRAS também estão de prontidão para atender as famílias das 9 às 17h.

CRAS COLÉGIO – R.Pégaso, 294-406, CÉU Jd. do Colégio.CRAS VAZAME – Rua dos Canários, 2576 – Jd. Vazame

Além disso, em caso de emergência, os munícipes devem entrar em contato com a DEFESA CIVIL através do número 4785-1271, SAMU 192 ou GCM 153.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Facebook
WhatsApp
>