Defesa Civil alertou há 3 meses atrás sobre riscos de deslizamento no Jardim do Colégio

Documento intitulado "Mapeamento de movimentos de massa e inundações do município de Embu das Artes" indicava risco de desabamento desde 25 de setembro de 2020.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp

Em 25 de setembro de 2020, exatos 3 meses atrás, a Defesa Civil do Estado de São Paulo disponibilizou um relatório técnico com 83 páginas identificando locais com risco de inundações e deslizamento. Chamado “Mapeamento de movimentos de massa e inundações do município de Embu das Artes“, o documento foi enviado digitalmente para a prefeitura de Embu das Artes.

Na página 50 do documento, na seção chamada “síntese das recomendações”, há uma recomendação específica para o Jardim do Colégio, local onde uma família com 5 pessoas sofreram com a tragédia que acometeu a cidade de Embu das Artes na terça-feira.

Diz o documento:

No médio curso dos afluentes do córrego Pirajussara nos bairros Jardim Castilho, Jardim Colégio e Jardim Vazame ocorrem inundações lentas de risco baixo a alto, destacando-se a maior severidade do processo no Jardim Colégio”

Mapeamento de movimentos de massa e inundações do município de Embu das Artes

O documento, disponível no site do SIDEC, pode ser encontrado clicando aqui.

Outros documentos, como mapas e sínteses e recomendações, podem ser encontrados neste link da Defesa Civil

Em matéria publicada na Globo e no site G1, a Defesa Civil também endossou que já tinha avisado a prefeitura de Embu das Artes dos riscos de deslizamento e movimentação de terra.

Em nota, a Prefeitura de Embu das Artes declarou que recebeu o relatório apenas no dia 9 de dezembro, mesmo com a data do documento apontar que o relatório foi disponibilizado no dia 25 de setembro.

Defesa civil atuará a disposição da população

A prefeitura, com apoio da GCM, SAMU e Defesa Civil, criou uma central estratégica de combate as enchentes.

Em nota, a prefeitura divulgou:

A Prefeitura de Embu das Artes criou a Central Estratégica de Combate às Chuvas que estará de plantão à disposição da população embuense.

Aproximadamente 100 pessoas foram atendidas pelos serviços de acolhimento e de saúde. A base está no endereço: Escola Municipal Elza Marreiro Medina Rua Bolívia, 200, Jd. dos MoraesDois CRAS também estão de prontidão para atender as famílias das 9 às 17h.

CRAS COLÉGIO – R.Pégaso, 294-406, CÉU Jd. do Colégio.CRAS VAZAME – Rua dos Canários, 2576 – Jd. Vazame

Além disso, em caso de emergência, os munícipes devem entrar em contato com a DEFESA CIVIL através do número 4785-1271, SAMU 192 ou GCM 153.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

MAIS NOTÍCIAS

Prefeito loteou a Secretaria de Saúde

No início do novo mandato 2021 – 2024, todos os secretários deixaram seus cargos a disposição. Uma atitude protocolar que geralmente acontece em inícios de