Votação para o Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde é marcada por irregularidades

Em dia de votação do conselho da APA - Área de Proteção Ambiental Embu Verde, secretários e vereadores fazem campanha, de forma ilegal. Prints de conversas e áudios denunciam membros do governo.

COMPARTILHE

Aconteceu no último sábado (21) a votação dos representantes do Conselho Gestor APA Embu Verde. Com fila de espera de 40 a 50 minutos, o colégio Valdelice presenciou mais uma votação em que vereadores e secretários orientaram votos, a fim de garantir o resultado a seu favor.

Pessoal, estamos precisando de mais apoio para não perdermos essa eleição.

Mensagem atribuída ao secretário de segurança Denis Viana

Secretário cobra selfies de quem foi votar

Em um grupo de WhatsApp chamado PROJETO 2020 COORDENAÇÃO, o secretário de segurança Denis Viana envia os nomes para serem votados e uma mensagem: “Pessoal, bom dia, por favor quem for votando vai colocando aqui e tbm se puder tirar uma foto lá na frente do WALDELICE é bom, pois estão cobrando a atuação de todos os secretários”, e finaliza “precisamos ganhar essa eleição”.

Alguns minutos depois, algumas pessoas enviam fotos, como ordenado pelo secretário. Vem a resposta: “vocês são feras”.

Quem não foi, vá e leve o máximo de pessoas.

Em outro grupo, chamado COMISSIONADOS, Denis envia outra mensagem: “quem ainda não foi va por favor e leve o máximo de pessoas”, e completa com “e tire uma foto e poste aqui no grupo”.

Alguns minutos depois, vem a resposta: “Comando já mandei pra alguns amigos estão a caminho”.

Nas mensagens, o secretário encaminha uma lista com todos os candidatos orientados:

Segundo o decreto que regulamenta o conselho, artigo 18 do anexo I, é proibido fazer campanha no dia da votação.

Art. 18 Fica terminantemente vedada a realização de propaganda eleitoral no dia da votação.

Decreto de regulamentação do Conselho APA Embu Verde – Disponível no link

Ônibus da prefeitura transporta eleitores

Em um flagrante de um fotógrafo colaborador do site Embu News, ônibus da prefeitura transportava eleitores para a votação.

Outros relatos contaram que vereadores transportavam eleitores, e que existia um tipo de cota de obrigação de votos. Motoristas de pequenos veículos e micro vans esperavam nas esquinas da escola Valdelice, no bairro Parque Pirajussara.

‘Se a gente pegar a APA, a gente pega o poder de muita coisa na cidade’

Na quinta feira (19), o subprefeito e secretário de obras Nelson Pedroso fez uma reunião com sua equipe e também orientou os votos. O site Embu News teve acesso a gravação da reunião, mas a fonte pediu sigilo do nome e que não fosse divulgado o áudio, apenas a transcrição. O site tem o áudio arquivado.

Veja a transcrição:

O que temos que fazer? Dar uma ajuda para os nossos colegas que estão representando. Se a gente pegar a APA, a gente pega o poder de muita coisa na cidade, porque o conselho tem que ser respeitado. O conselho é deliberativo, e se o conselho não aprovar [inaudível].

E se a gente não levar a pessoa e falar: ‘tem que votar assim’, pode ter certeza que eles vão levar gente lá, e a gente não vai ter ninguém, cê entendeu? Se eu falar que vou lá e vou levar 20, 30 pessoas, são 20 ou 30 pessoas para ajudar os nossos colegas que estão nos representando.

É num sábado, é fim de ano, sei que é um dia difícil, mas tenho certeza que vamos fazer a nossa parte.

Mais denúncias

Você tem mais denúncias?

Envie para (11) 97583-2896. Anonimato garantido.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Facebook
WhatsApp
>