Vereador de Embu das Artes processa munícipe por vídeo com críticas

Em processo contra munícipes, vereador Índio Silva pede retirada de críticas do Facebook e que não haja mais divulgações de seu nome

COMPARTILHE

Em processo movido por calúnia e difamação, um vereador da cidade de Embu das Artes representou contra dois munícipes por conta de um vídeo onde o vereador era cobrado por conta da qualidade da saúde e das promessas do vereador.

Gilberto Oliveira da Silva, conhecido como Índio Silva, representou criminalmente Erivaldo Coelho, em boletim de ocorrência lavrado em 06/08/19, pois segundo o vereador, Erivaldo “não cumpre acordos, chamou de safado, caloteiro e de ameaça-lo com objetivo claro de lhe causar dano público”. No processo também está citado Ivan Andrade, conhecido como Ivan Tuber, por compartilhar o vídeo de Erivaldo.

Entenda o processo

Erivaldo Coelho postou um vídeo no Facebook no dia 05/08/19 em frente a uma unidade médica da cidade, onde denuncia que não há atendimento adequado na saúde. Durante o vídeo de pouco mais de um minuto, Erivaldo diz: “o vereador, ao invés de cuidar da população e cuidar da saúde, quer arrumar confusão e ameaçar os outros na porta dos outros”. Segundo o autor do vídeo, o vereador Índio Silva mandou pessoas em sua casa para intimidarem ele para não postar mais vídeos.

Eu não vou parar e ninguém vai me parar. Só Deus!

Erivaldo Coelho, em vídeo nas redes sociais

Veja o vídeo:

Censura a imprensa

Após lavrar boletim de ocorrência um dia após a divulgação do vídeo, o vereador Índio entrou com um processo contra Erivaldo e também contra Ivan Andrade, o Ivan Tuber, no dia 10 de setembro. Segundo o processo de indenização, o vídeo do munícipe “prejudicaram o autor, que se encontra a frente de projetos públicos”, e o compartilhamento de Ivan – que não é o autor do vídeo – deu “repercussão viral, causando profundo dano a sua imagem”.

Os advogados de Índio Silva pediram que o vídeo fosse retirado da internet imediatamente, também que os acusados pagassem o valor de R$ 10.000,00 cada um por danos morais e que os munícipes não divulgassem mais nada sobre o vereador.

Requer a proibição sob pena de multa diária de novas divulgações que vinculem o nome do autor pelos requeridos, salvo para retratação.

Processo nº 1005343-53.2019.8.26.0176 de autoria do vereador Índio Silva

Liminar negada

Três dias após o pedido de retirada do vídeo, a juíza Ana Sylvia Lorenzi Pereira negou a liminar, dizendo que faltavam elementos que justificassem o caso. O advogado não informou o endereço do vídeo para análise.

Não há especificação, com a “url”, dos vídeos que o autor deseja serem retirados de circulação, sendo, portanto, vago o pedido, o que torna a sua concessão temerária.

Resposta do pedido de liminar do processo

Além de não colocar o endereço do vídeo, o advogado também não inseriu o endereço físico de Ivan Andrade, prejudicando o andamento do processo, já que Ivan não foi citado. Fontes do Embu News informaram que Ivan, até a data da audiência, não estava sabendo do processo.

Ao ser questionado sobre a falta de qualificação, ou seja, o fato de não ter colocado os dados completos de Ivan Andrade, o advogado do vereador Índio pediu para o oficial de justiça citar Ivan na Câmara dos Vereadores, já que sempre é visto por lá. O oficial de justiça negou, alegando que Ivan não mora na Câmara dos Vereadores, portanto não pode ser comunicado de um processo fora de sua residência.

A juíza, diante de tais fatos, solicitou formalmente no dia 08/01/20 que o Facebook encaminhasse os “dados qualificativos” de Ivan.

VEJA O PROCESSO COMPLETO CLICANDO AQUI

Censura é feita por advogada ligado a governo Ney Santos

Para completar o caso, um dos advogados do caso é Fernanda do Rosário de Almeida, atual Secretária da Mulher do governo Ney Santos. Ela assina o boletim de ocorrência lavrado no dia 06/08/19 e a representação criminal do dia 16/08/19.

A tentativa de censura, negada inicialmente pela juíza, adota ares corporativistas, com uma espécie de conluio entre iguais.

O site Embu News, representado por João Caetano da Paixão, bem como sua redação, com Gabriel Binho, e seus colunistas colaboradores, reprovam veementemente qualquer tentativa de censura a imprensa, demonstrada materialmente no processo contra o munícipe Erivaldo Coelho e Ivan Andrade, que apenas compartilhou um vídeo nas redes sociais.

A intimidação é o modus operandi adotado pelo governo contra as pessoas que se opõem democraticamente contra. Os aliados agem desta forma.

Não há debate se houver tentativa de calar quem tem voz.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Facebook
WhatsApp
>