Chuvas típicas de verão causaram danos gravíssimos a Embu das Artes na tarde desta terça-feira, 29 de dezembro – por Otávio Silva
Foram dezenas de relatos, com muitos bairros alagados, carros sendo levados pelas chuvas, casas inundadas, famílias perdendo seus móveis e roupas e até um relato de um morador que morreu afogado.
Chuva causa alagamentos em Embu das Artes
No Jardim do Colégio houve desabamento de casas e pessoas foram soterradas. O Corpo de Bombeiros já está no local. De acordo com moradores, 4 crianças e 2 mulheres estão soterradas. No bairro Santa Tereza, segundo vídeos e moradores, um rapaz morreu afogado em um bueiro. Ainda segundo moradores, o senhor que morreu era conhecido como Paulão e morava no “inferninho” região do bairro.
Vias centrais como a Avenida Elias Yazbek no centro de Embu e a Estrada da Constantinopla que liga a capital a bairros do município ficaram alagadas, como mostram imagens.
Vídeos mostram que obras realizadas recentemente pela prefeitura como a do rio que corta a rua Paranapanema e rua Pataxós alagaram também, no Jardim Novo Campo Limpo.
Ainda entre este bairro e o Jardim Santa Emília é possível ouvir em vídeo morada que lamenta enchente e relata que algo como aquilo não acontecia há 7 anos na região. Um dos vídeos na rua Botucatu mostra uma casa completamente tomada pela água. Moradores lamentam o ocorrido.
Diversos pontos de alagamentos e enchentes aconteceram em Embu das Artes, muitos relatos lamentam a falta de manutenção e plano de prevenção de enchentes por parte da prefeitura.
Jardim Vazame, Casa Branca, Independência, Novo Campo Limpo, Jardim Marina, São Vicente e outros lugares foram atingidos pelas enchentes.
Defesa civil atuará a disposição da população
A prefeitura, com apoio da GCM, SAMU e Defesa Civil, criou uma central estratégica de combate as enchentes.
Em nota, a prefeitura divulgou:
A Escola Municipal Pau Brasil – Rua Tatuí 40 – Jardim Dom José, será a base da CENTRAL ESTRATÉGICA DE COMBATE ÀS ENCHENTES, que estará de plantão com todos os secretários e secretarias da prefeitura a disposição da população nestes dias de alerta.
Em caso de emergência os munícipes devem entrar em contato com a DEFESA CIVIL através do número 4785-1271, SAMU 192 ou GCM 153.
Como vc conseguiu está primeira imagem? no caso q é minha
Colocamos os créditos, Fernando.