Um padre conhecido na região de Embu das Artes, padre Manfredo, da Paróquia São Vicente de Paula e São Tiago Apóstolo se tornou um dos principais cabos eleitorais no bairro Jardim Vazame. O site Embu News recebeu uma denúncia que as funcionárias das creches administradas pelo padre foram coagidas para apoiar o seu irmão, que recebeu o nome de campanha, Olavo do Padre na chapa Ney Santos – Hugo Prado. A igreja católica orienta sabedoria quanto a política x religião.
Nas eleições de 2016, o padre já realizava tais atos de campanha eleitoral, o que foi vetado pela Diocese de Campo Limpo, que emitiu uma nota de esclarecimento diante de informações recebidas pela coordenação diocesana, de que alguns sacerdotes deram apoio e até engajado na campanha eleitoral. O bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes, foi enfático, “A Diocese de Campo Limpo declara que nenhum clérigo sob sua jurisdição recebeu autorização para engajar-se na campanha política de qualquer candidato…”.
Recentemente diante de uma polêmica envolvendo, o presidente Jair Bolsonaro e a Igreja Católica, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esclareceu, “a Igreja Católica não faz barganhas. Ela estabelece relações institucionais com agentes públicos e os poderes constituídos pautada pelos valores do Evangelho e nos valores democráticos, republicanos, éticos e morais”, diz o texto.
Em Embu das Artes, padre faz campanha usando a religião
Nas eleições municipais de 2020, o cenário é ainda mais preocupante em Embu das Artes. As denúncias são de que as funcionárias das creches Escola Municipal Professor Florestan Fernandes, no Jardim Valo Verde e Escola Municipal Solange da Silva Vieira, no Jardim Santa Emília foram coagidas para apoiar o candidato do padre. Algumas foram contrárias e foram demitidas.
Com o slogan #amareservir de movimentos sociais inseridos na Igreja Católica, as redes sociais de pessoas ligadas ao Padre Manfredo são lotadas de campanha eleitoral. Não é difícil encontrar o sacerdote em caminhadas com cunho eleitoral ao lado de Ney Santos e Hugo Prado. No domingo, dia 27/9, foi fotografado com os candidatos na saída da missa dominical, além disso, constantemente o padre é fotografado ou filmado pedindo apoio ao projeto político.
Outras denúncias foram feitas à respeito do Padre Manfredo, no entanto, diante da gravidade serão investigadas e apuradas para em breve serem divulgadas.
Não sou apoiador de nenhum candidato, mas conheço o padre Manfredo e isso não faz parte de seu perfil,
Sim ele pode ter escolhido um lado político e buscar apoio a sua escolha, mas coagindo alguém é pouco provável.
Obs. O Padre Manfreto tem que apoiar e buscar apoio, o governo Ney Santos o colocou a frente de escola e creches na região, ele com o que vem administrando faz um bom trabalho, mas creio que em outra gestão podemos melhorar muito mais, Geraldo Cruz 12 Edvanio Mendes é uma boa ideia e exemplo de governo