No dia 26 de dezembro noticiamos aqui que um guarda civil encontrou cocaína, crack e maconha escondidos em uma base da GCM no bairro Santa Emília, em Embu das Artes.
O escândalo ocorreu no próprio dia 26, e um guarda civil encontrou as drogas escondidas no forro da base da GCM.
A prefeitura noticiou através de seu site que a ROMU prendeu um traficante no bairro do Santo Eduardo – bairro vizinho a base da GCM em que foram encontradas as drogas escondidas.
Segundo a notícia da prefeitura:
“A Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da equipe ECO da ROMU, prendeu no dia 19/12 um indivíduo depois de abordá-lo, revistá-lo e encontrar em sua posse certa quantidade de drogas ilícitas, como cocaína, maconha, crack e lança perfume, que estavam dentro de uma sacola plástica.”
A notícia por ser vista no site da prefeitura pelo link http://cidadeembudasartes.sp.gov.br/embu/portal/noticia/ver/12706
Ainda segundo a nota, a apreensão ocorreu durante um patrulhamento tático efetuado na rua Panorama, no Jardim Santo Eduardo, após a equipe perceber a reação estranha de um homem, que passou a fugir a pé por uma viela, mas que foi alcançado pela ROMU.
A apreensão ocorreu 7 dias antes da droga ser encontrada no forro de uma base da GCM.
O trabalho da GCM
A GCM é uma instituição com muito respeito e crédito por parte dos cidadãos embuenses. O trabalho bem feito da guarda em casos como patrulhamento nas ruas, apreensão de motos barulhentas, guarda ostensiva não pode ser confundida com o mau trabalho de alguns profissionais dentro da corporação.
São mais de 15 anos de GCM na cidade, e um caso isolado não pode ferir a honra dos profissionais honestos e dedicados.
Por isso, acreditamos que deva haver mais meios de qualificar, separando os profissionais corruptos, desonestos e que não trabalham para o bem da cidade.
Ações como exames toxicológicos e auditorias devem ser implantadas o quanto antes, para a maior segurança e bem estar dos cidadãos de bem.
Entenda o caso
Ao chegar para trabalhar, logo pela manhã, as 7h30, GCM Rodrigues encontrou a base com muita água no vestiário masculino. O guarda civil, acostumado a fazer reparos em sua própria casa, tentou investigar o motivo do vazamento para que pudesse solucionar.
Em cima do forro, em um local de difícil acesso, GCM Rodrigues encontrou uma sacola plástica escondida. Dentro da sacola estava toda a droga. Rodrigues, junto do GCM Reginaldo e a GCM Maria Aparecida foram imediatamente para a delegacia do bairro São Marcos.
O boletim foi lavrado às 13h, pelo escrivão Luis Fernando Fatte e pelo delegado Francisco Jose Videira. A droga foi encaminhada para o instituto de criminalística.
Resposta da prefeitura de Embu das Artes
Até o fechamento desta matéria, a prefeitura não se pronunciou, assim como a secretaria de segurança e o secretário Dênis Pinto Viana.
Assim que houver qualquer pronunciamento oficial sobre o caso, noticiaremos aqui.