Nova Estrutura em Embu das Artes: Gestão Técnica ou Acomodação Política?

Embu News teve acesso exclusivo à nova composição do secretariado municipal; reforma administrativa é anunciada com discurso de eficiência, mas levanta questionamentos sobre critérios e transparência

COMPARTILHE

O Embu News teve acesso à nova estrutura administrativa da Prefeitura de Embu das Artes, que traz a nomeação de 32 gestores para comandar as pastas municipais. A composição faz parte de uma ampla reforma liderada pelo prefeito Hugo Prado, com a promessa de entregar uma gestão mais eficiente, técnica e moderna.

No entanto, por trás das falas institucionais e do lema “Lealdade e Trabalho”, emergem dúvidas legítimas: a nova configuração representa uma verdadeira revolução na administração pública ou é mais um arranjo político para acomodar aliados e fortalecer a base do governo?

Os nomes por trás dos cargos: técnica ou indicação?

Com exclusividade, o Embu News publica a relação completa dos novos gestores, conforme acesso obtido junto à equipe de governo:

  • Administração e Gestão de Pessoas: Wanda de Holanda
  • Amlurb (Limpeza Urbana): Evandro Sartori
  • Assuntos Jurídicos: Edlaine Chrisostomo
  • Causa Animal: Emília Calderoni
  • Chefia de Gabinete: Felipe Santos
  • Controladoria e Transparência: Marcelo Ergesse
  • Cultura: Alan Leão
  • Defesa Civil: Nelson Pedroso
  • Desenvolvimento Econômico: José Milton
  • Desenvolvimento Social e Secretaria da Mulher: Thais Prado
  • Direitos da Pessoa com Deficiência: Alexandre Campos
  • Educação: Clecius Rogmanholi
  • Embu Prev: Zé Antonio
  • Esportes: Everson Santos
  • Fazenda: José Roberto
  • Fundo Social: Maria das Graças
  • Governo: Raul Bueno
  • Meio Ambiente: Walter Ribeiro
  • Mobilidade Urbana: Francisco Carlos
  • Obras: João Roberto José Paes
  • Planejamento: À confirmar
  • Pró-Habitação: Dedé
  • Relações Institucionais: Jorge Tadeu
  • Saúde: Soleny Oliveira
  • Segurança Pública: Igor Simões
  • Serviços Urbanos: Renato Oliveira
  • Subprefeitura: Ricardo Almeida
  • Suprimentos: Marconi Amorim
  • Tecnologia e Comunicação: Jones Donizette
  • Trabalho e Emprego: José Vieira
  • Turismo: Milton do Rancho

Um discurso alinhado, mas metas ausentes

Em pronunciamento, o prefeito Hugo Prado declarou que sua equipe “está preparada para transformar desafios em soluções”. Porém, sem a publicação de um plano de metas, relatórios públicos e critérios objetivos de avaliação, a promessa permanece no campo do discurso.

Além disso, a ausência de dados sobre o impacto orçamentário da nova estrutura e a falta de transparência sobre os vínculos políticos dos indicados acendem alertas importantes.

A pergunta que não cala: lealdade ao serviço público ou ao grupo político?

Ao optar por reforçar o slogan “Lealdade e Trabalho”, a atual gestão acerta no apelo emocional — mas erra ao não esclarecer: a lealdade é com o cidadão ou com os padrinhos políticos? Sem transparência, o risco de aparelhamento da máquina pública cresce.

Conclusão: a cidade exige mais que trocas de nomes

A população de Embu das Artes quer respostas, não apenas novos rostos nos gabinetes. Diante de uma cidade com históricos gargalos em mobilidade, saúde, habitação e segurança, é preciso ir além de arranjos administrativos e entregar resultados reais.

O Embu News continuará acompanhando de perto a atuação de cada nomeado, cobrando metas, prazos e transparência — como manda o verdadeiro jornalismo.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *