Ney Santos e Geraldo Cruz apresentam pesquisas de intenção de voto com resultados diferentes

Pesquisas de diferentes institutos saem em Embu das Artes. A pesquisa encomendada por Geraldo Cruz aparece com Geraldo em primeiro, e a pesquisa encomendada por Ney Santos aparece com Ney em primeiro.

COMPARTILHE

Na última semana, dois diferentes institutos divulgaram pesquisas de intenção de voto para a corrida eleitoral de 2020. Tanto o instituto Fleeming Pesquisas, quanto o Instituto MAS estiveram em Embu das Artes nos últimos dias. Os resultados divergem em relação ao primeiro colocado quando a pesquisa é feita de maneira estimulada, ou seja, quando mostram para o participante o nome dos candidatos. Na pesquisa Fleeming, Geraldo lidera com 26%, enquanto Ney Santos, segundo, tem 21%. Na pesquisa MAS, é Ney Santos quem lidera, com 25%, enquanto Geraldo, em segundo, fica com 15% dos votos.

O curioso é que a pesquisa em que Ney Santos lidera, feita pelo instituto MAS, foi contratada por Ney Santos, enquanto a pesquisa em que Geraldo Cruz lidera, feita pelo instituto Fleeming, foi contratada por Geraldo Cruz.

Instituto Fleeming Pesquisas

A pesquisa feita pelo instituto Fleeming foi realizada entre os dias 12 e 16 de dezembro, com cerca de 600 eleitores distribuídos em Embu das Artes. A pesquisa conta com margem de erro de 4%.

Espontânea

[wpcharts type=”barchart” titles=”Ney Santos, Geraldo Cruz, Rosângela Santos, Chico Brito, Pedro Valdir, Dr. Almir, Juninho, André Maestri” values=”17, 16, 5, 2, 2, 1, 1, 1″]

O resultado espontâneo é quando o pesquisador pergunta: “em quem você vai votar”, sem apresentar as opções. Este tipo de pesquisa privilegia candidatos já conhecidos da população.

Neste cenário, Ney Santos aparece em primeiro, com 17% dos votos. Geraldo aparece em segundo, com 16%, Rosângela Santos em terceiro, com 5%, seguido de Chico Brito (2%), Pedro Valdir (2%), Dr. Almir (1%), Juninho (1%) e André Maestri.

Estimulada

[wpcharts type=”barchart” titles=”Geraldo Cruz, Ney Santos, Rosângela Santos, André Maestri, Dra. Beth, Leo Novaes, Sargento Ruas” values=”26, 21, 7, 3, 2,1,1″]

A pesquisa estimulada surge quando o pesquisador estimula o entrevistado, com fotos ou nomes dos possíveis candidatos. Esse tipo de pesquisa ajuda a dar força para possíveis candidatos com pouca rejeição.

Neste cenário, Geraldo Cruz lidera, com 26% dos votos. Ney Santos aparece em segundo, com 21%, seguido de Rosângela Santos (7%), André Maestri (3%), Dra. Beth (2%), Leo Novaes (1%) e Sargento Ruas (1%).

Rejeição

[wpcharts type=”barchart” titles=”Ney Santos, Geraldo Cruz, Rosângela Santos, André Maestri” values=”31, 15, 3, 2″]

Na pesquisa do instituto Fleeming, a rejeição de Ney Santos dispara, com 31%. Geraldo Cruz tem a segunda maior rejeição, com 15%. Rosângela e André Maestri tem pouca rejeição, com 3% e 2% respectivamente.

Instituto MAS

A pesquisa encomendada pelo atual prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, apresenta o governante em primeiro.

A pesquisa foi feita com 400 eleitores em Embu das Artes nos dias 23 e 24 de novembro, e tem margem de erro de 4%.

Espontânea

[wpcharts type=”barchart” titles=”Ney Santos, Geraldo Cruz, Rosângela Santos, Não sabe / nenhum” values=”9, 2, 1, 85″]

Diferentemente da pesquisa Fleeming, a pesquisa espontânea do instituto MAS apresenta Ney Santos em primeiro com 9%, seguido por Geraldo Cruz com 2% e Rosângela Santos com 1%. Não sabe e nenhum somam 85%.

Estimulado

[wpcharts type=”barchart” titles=”Ney Santos, Geraldo Cruz, Dra. Beth, Rosângela Santos” values=”25, 15, 6, 6″]

Ao estimular o eleitor, com os nomes dos candidatos, Ney Santos aparece em primeiro, com 25%. Geraldo Cruz aparece com 15% em segundo, Dra Beth em terceiro com 6% e Rosângela Santos em quarto também com 6%.

Rejeição

[wpcharts type=”barchart” titles=”Ney Santos, Geraldo Cruz, Rosângela Santos, André Maestri” values=”17, 11, 3, 1″]

Na pesquisa feita por Ney Santos, a sua rejeição é menor do que na pesquisa feita por Geraldo Cruz. A rejeição do atual prefeito alcança 17%, quase metade dos 31% da pesquisa Fleeming. Geraldo tem a segunda maior rejeição, com 11%.

Resultados diferentes

A diferença entre Geraldo Cruz e Ney Santos é de 11 pontos percentuais entre as duas pesquisas. Somadas, as margens de erro chegam a, no máximo, 8%.

A expectativa é que novas pesquisas apareçam nas próximas semanas.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Então ajude o Embu News e compartilhe

Facebook
WhatsApp
>