Atualizado em 02/06/23
O cenário eleitoral de Embu das Artes já está agitado com a situação e a movimentação dos pré-candidatos. Veja como está o vai-e-vem.
Ney Santos
O atual prefeito não poderá ser candidato em 2024 por dois motivos:
- Está inelegível por abuso do poder econômico em decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral;
- Já é o segundo mandato e não pode ser candidato novamente.
Ney trabalha dois nomes para tentar a sucessão na prefeitura: Hugo Prado, atual vice-prefeito, e Pastor Marco, chefe de gabinete.
Levando em conta os processos que podem levar à inelegibilidade de Hugo Prado, Pastor Marco é colocado como opção, foi candidato a deputado estadual em 2022 e recebeu mais votos que Hugo Prado quando concorreu ao mesmo cargo em 2018.
Ney Santos ainda é a maior liderança política na cidade. Com maior poder político e econômico, pode decidir o futuro da sucessão.
Nos bastidores da política, apesar do favoritismo de Hugo, setores exigem o nome de Pastor Marco.
Hugo Prado
O atual vice-prefeito é o favorito como pré-candidato a prefeito da situação. É visto como uma peça importante no jogo político de Ney, pois demonstrou grande fidelidade ao prefeito, enfrentando escândalos na área da saúde, processos e investigações de corrupção.
Politicamente, por si só, Hugo não empolga, pois tem pouco carisma e não é muito popular. Dificilmente conseguirá entregar mais do que já foi feito, principalmente entre o setor evangélico, no qual é muito mal visto.
Suas vantagens são o poder econômico de Ney e a parcela dos votos de Ney que serão transferidos para ele. Não tem nenhuma vantagem pessoal, apenas a confiança do atual prefeito.
Pastor Marco
Candidato a deputado estadual em 2022, teve quase 23 mil votos em Embu das Artes, sendo o candidato a deputado estadual mais votado da cidade. Conta com o apoio dos setores evangélicos e com boa parte dos atuais vereadores, que acham que Marco Roberto é mais fácil de conversar do que Hugo Prado.
Aparece em algumas publicações e material de divulgação de Ney Santos e Hugo Prado para tentar não expor ainda mais a disputa interna pela sucessão de Ney.
Rosângela Santos
Candidata em 2020 e 2022, é a candidata virtual do Partido dos Trabalhadores para 2024.
Ficou em segundo lugar na última disputa após liderar o enfrentamento à “máquina” da atual gestão, terminando a eleição com mais de 27 mil votos. Foram inúmeras denúncias e ações ao lado da população que sofria com a má gestão do atual prefeito.
No Movimento contra a Taxa de Lixo, enquanto vereadora, consolidou-se como líder de oposição, o que lhe permitiu construir sua candidatura à prefeitura em 2020. Nas eleições de 2022, teve quase 25 mil votos em Embu das Artes.
É a grande esperança para derrotar a atual gestão na cidade.
Geraldo Cruz
De volta ao PT, participa de uma disputa interna dentro do partido. Em 2020 Geraldo saiu do PT e ficou em terceiro lugar na disputa ao cargo de executivo da cidade pelo PDT.
Presenciou o crescimento de Rosângela Santos dentro do partido e, agora que retornou ao PT, tenta construir maioria e ter seu nome aceito como pré-candidato pela sigla.
Chico Brito
Se posicionando como pré-candidato, o ex-prefeito vem movimentando as redes sociais com seus vídeos e críticas a prefeitura.
Prefeito da cidade por dois mandatos, em 2022 apoiou candidaturas de fora da cidade e está filiado ao partido Cidadania.
Chico deixa claro sua intenção a voltar ao mundo político.
Dra. Bete
Não vem aparecendo muito nas redes, é uma das candidatas a ser a vice da chapa com Hugo Prado.
Com ampla relevância e sendo figura conhecida em uma das principais regiões da cidade, Santo Eduardo e adjacentes, sempre se coloca no cenário político municipal.
Como nada de definitivo foi declarado, alas de oposição à atual gestão sonham com Dra Bete para aglutinar uma união ainda maior contra a gestão Ney.